top of page

Desporto

   No que diz respeito ao ciclismo a cidade de Lagos tem tudo para crescer, apresentanto excelentes condições para realizar a maior parte das vertentes desportivas. Conta com todos os tipos de relevo, e apresenta 2 parques para BMX (embora estes sejam muito pequenos). 
   Existem cerca de 3 equipas na cidade, todas com um número razoável de atletas, o que garante a curto prazo alguma continuidade na modalidade. No entanto estes apresentam alguns problemas, no que diz respeito aos apoios. Os clubes têm poucos recursos e a câmara quase nada oferece para os ajudar, geralmente os atletas pagam do seu proprio bolso para que possam competir. A nosso ver o grande problema das equipas lacobrigenses é a inexistência de formação, e nenhuma equipa em Lagos tem planos de a curto-prazo alterar esse aspecto, focando-se mais nos escalões de elites e veteranos. E justificando-se pela falta de pessoas interessadas na área (desde atletas, a coordenadores e treinadores).
    No que toca à organização de competições, os clubes apresentam dificuldades, alegando que "a organização de um evento é muito complexa a níveis burocráticos e infelizmente o retorno  financeiro não é significativo, fazendo com que os niveis de motivação para a sua organização sejam escassos".
    Por outro lado Lagos será o ponto de chegada de uma das etapas da Volta ao Algarve em 2017.
   Podemos concluir que a cidade de Lagos apresenta boas condições espaciais e climatéricas para a pratica do ciclismo, no entanto o apoio à modalidade eo numero de interessados é escasso. Para que estas condições se alterem são necessárias formas de pensar, modos de promover e de explorar o ciclismo mais inovadoras.   
bottom of page